Jolene (2008) watch online
Sinners and Saints (2010) online
Into the Abyss (2011) online

Agroindústria de óleo de maracujá leva Prêmio Brasil de Engenharia

A instalação de uma agroindústria para processamento de óleo de semente de maracujá recebeu o Prêmio Brasil de Engenharia, o qual será entregue à equipe no dia 28 de março.

A agroindústria nasceu há pouco mais de um ano, em Bom Jesus de Itabapoana (RJ). Ela está ligada ao projeto APL-Maracujá, liderado pela Embrapa Agroindústria de Alimentos, cujo objetivo é recuperar a cultura do maracujá no Norte Fluminense envolvendo os principais atores da cadeia produtiva e as empresas ligadas a extensão, ciência e tecnologia.

A Extrair Óleos Naturais classificou-se em 1º lugar na categoria Profissional dentro da temática Resíduos Sólidos. A agroindústria aproveita os resíduos do processamento de sucos de frutas e polpas das indústrias do Rio de Janeiro e Espírito Santo. No caso, as sementes de maracujá que normalmente são descartadas e tornam-se passivo ambiental.

Com a nova destinação, as sementes ganharam alto valor agregado ao serem desidratadas e processadas para a extração do óleo atendendo às demandas das indústrias de alimentos, cosméticos e fármacos. A instalação da Extrair contou com apoio financeiro da FAPERJ e suporte técnico da Embrapa, da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), da Incubadora de Empresas Tec Campos (UENF) e da prefeitura de Bom Jesus de Itabapoana.
De acordo com Sandro Reis, dirigente da Extrair, a empresa tem consolidado suas atividades vendendo para o mercado interno. Mas, recentemente, fechou um contrato de venda do óleo para uma rede de hospitais americanos. “A boa qualidade do óleo chamou a atenção dessa rede americana e ela quer empregá-lo nos tratamentos de queimaduras, úlceras de pressão, perfusões teciduais, entre outros”.

Para o pesquisador Sérgio Cenci, da Embrapa Agroindústria de Alimentos, o prêmio ajuda a consolidar o projeto APL-Maracujá. “Isto mostra que estamos no caminho certo ao investir conhecimento e esforços em toda a cadeia produtiva - do campo à agroindústria -, gerando benefícios para todos os envolvidos”.
O Prêmio Brasil de Engenharia 2011 é uma iniciativa do Sindicato dos Engenheiros no Distrito Federal e do Instituto Atenas de Pesquisa e Desenvolvimento – Brasil. Ele tem apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Ministério da Educação, Academia Brasileira de Ciências (ABC), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA Brasil) e da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE).

O Prêmio quer estimular o pensamento científico e a inovação na produção tecnológica nacional, assim como reconhecer e destacar a contribuição da engenharia e de seus profissionais para o desenvolvimento do país.

REPORTAGEM: 

Prêmios
                       
                 
       

 

       

 

               
Apoio Financeiro   Incubadora   Parceiros              
                       
                     
                       
 Membro/Editor