Jolene (2008) watch online
Sinners and Saints (2010) online
Into the Abyss (2011) online

Óleo de maracujá e seus diferentes usos é tema do Dia de Campo na TV

O Dia de Campo na TV mostra nesta edição o “Óleo de maracujá: propriedades medicinais e uso na indústria de alimentos e de cosméticos” como tema principal.

O programa vai ao ar no dia 30 de março pelo Canal Rural (Net/Sky) a partir das 9h e reprise às 15h. E no dia 1º abril, às 8h, pela NBr (TV do Governo Federal, captada por cabo ou por parabólica), com reprises na quarta-feira, às 9h10, e na sexta, às 16h.
A semente de maracujá, normalmente descartada na produção de sucos e polpas de frutas, é uma excelente matéria-prima para produção de óleos que interessam à agroindústria de alimentos e de cosméticos. A produção de óleo a partir da semente de maracujá tem etapas simples: lavagem das sementes, secagem, prensagem, armazenamento e comercialização do óleo.

Há pouco mais de cinco anos, a Embrapa Agroindústria de Alimentos, em parceria com uma rede de produtores, empresários, centros de pesquisa como a Universidade Estadual do Norte Fluminense e a Pesagro, mais a extensão rural, coordena o projeto Arranjo Produtivo Local do Maracujá - APL Maracujá, na região norte do Rio de Janeiro.

A ideia de transformar um resíduo prejudicial ao meio ambiente em produto de alto valor agregado garantiu ao projeto o Prêmio Brasil de Engenharia em 2011 pelo processo e pela instalação de uma fábrica de óleo de maracujá. O prêmio é oferecido pelo Instituto Atenas de Pesquisa e Desenvolvimento – Brasil e pelo Sindicato dos Engenheiros no Distrito Federal. Pelo mesmo motivo, o projeto também levou o terceiro lugar do Prêmio Péter Murányi, disputado por 115 trabalhos do Brasil e do exterior inscritos na última edição do prêmio.

A demanda por óleo incentiva a organização de produtores e pequenas empresas e os ganhos acabam sendo distribuídos em toda a cadeia produtiva. Uma pequena agroindústria em Bom Jesus de Itabapoana - RJ, a Extrair Óleos Naturais, já o está produzindo e comercializando para indústrias de cosméticos e alimentos das regiões Sul e Sudeste do país e para uma rede de hospitais norte-americanos.

O programa vai mostrar como essa iniciativa começou, as etapas do projeto, o processamento do óleo e as oportunidades de negócios para este e outros derivados da semente e da casca do maracujá. Na prensagem da semente são obtidos dois produtos, o óleo e a torta da semente. A torta também desperta interesse comercial. Ela é rica em proteínas e fibras e pode ser usada como ingrediente para rações. Na indústria de cosméticos, a torta pode entrar na composição de produtos esfoliantes. A destinação sustentável dos resíduos como casca e sementes abrem novas oportunidades de negócios e empregos para a região e dá destinação ambientalmente correta para o passivo da produção de maracujá.

O Dia de Campo na TV sobre “Óleo de maracujá: propriedades medicinais e uso na indústria de alimentos e de cosméticos” foi produzido pela Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro/RJ) e pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.


Como sintonizar o DCTV:
Canal Rural (Net / Sky/ Parabólica) – sexta-feira a partir das 9h
NBr TV do Governo Federal - domingo às 8h, com reprise quarta-feira, às 9h10 e sexta-feira, às 16h. Saiba como acessar (http://www.ebcservicos.ebc.com.br/ )
Outras emissoras que transmitem o DCTV:
TV Educativa de São Carlos/SP (canal 48) – quinta-feira, às 18h
TV Sete Lagoas /MG (canal 13) - quinta-feira, às 20h e sábado, às 11h
TV Itararé Campina Grande/PB - sábado, às 8h
TV Agromix, www.agromix.tv , diariamente


Foto: óleo de maracujá em processo de filtragem

REPORTAGEM: 

Prêmios
                       
                 
       

 

       

 

               
Apoio Financeiro   Incubadora   Parceiros              
                       
                     
                       
 Membro/Editor